porque convergimos e integramos com AMOR, VERDADE, RETIDÃO, PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA

dedicamos este espaço a todos que estão na busca de agregar idéias sobre a condição humana no mundo contemporâneo, através de uma perspectiva holística, cujos saberes oriundos da filosofia, ciência e espiritualidade nunca são divergentes; pelo contrário exige-nos uma postura convergente àquilo que nos move ao conhecimento do homem e das coisas.
Acredito que quanto mais profundos estivermos em nossas buscas de respostas da consciência melhor será para alcançarmos níveis de entendimento de quem somos nós e qual o propósito que precisaremos dar as nossas consciências e energias objetivas e sutis para se cumprir o projeto de realização holística, feliz, transcendente, consciente e Amorosa.

"Trata-se do sentido da unidade das coisas: homem e natureza, consciência e matéria, interioridade e exterioridade, sujeito e objeto; em suma, a percepção de que tudo isso pode ser reconciliado. Na verdade, nunca aceitei sua separatividade, e minha vida - particular e profissional - foi dedicada a explorar sua unidade numa odisseia espiritual". Renée Weber

PORTANTO, CONVERGIR E INTEGRAR TUDO - TUDO MESMO! NAS TRÊS DIMENSÕES:ESPIRITUAL-SOCIAL-ECOLÓGICO

O cientista (psicólogo e reitor da Universidade Holística - UNIPAZ) PIERRE WEIL (1989) aponta os seguintes elementos para a falta de convergência e integração da consciência humana em geral: "A filosofia afastou-se da tradição, a ciência abandonou a filosofia; nesse movimento, a sabedoria dissociou-se do amor e a razão deixou a sabedoria, divorciando-se do coração que ela já não escuta. A ciência tornou-se tecnologia fria, sem nenhuma ética. É essa a mentalidade que rege nossas escolas e universidades"(p.35).

"Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor...Lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele conquistará o mundo" Albert Einstein

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

REDE DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL: COMITÊ DE COMBATE À FOME E PELA VIDA (COEP)/UNIVERSIDADES CIDADÃS


O Projeto Universidades Cidadãs é uma parceira entre Universidades Públicas do Nordeste e o Comitê de Combate a Fome e Pela Vida (COEP), tendo como objetivos primordiais:
1. Transformação da realidade social, econômica e cultural das populações rurais de baixa renda onde o COEP atua;
2. Desenvolvimento da capacitação das populações locais e transferência de tecnologia e conhecimento ás comunidades.

Essa Rede está organizada em três centros interligados:

a) Comunidades (aproximadamente 80);

b) Organizações (aproximadamente 1.100 em 27 estados e 27 municípios);

c) Pessoas (sem número definido - em 26 estados e 369 municípios).


As ações do Projeto Universidades Cidadãs na primeira e segunda etapa, foram executadas pelas seguintes universidades: Universidade Regional do Cariri (Ceará); Universidade Federal da Paraíba; Universidade federal do Rio Grande do Norte; Universidade Federal de Sergipe; Universidade Federal do Piauí e Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Durante o processo de levantamento de demanda nas comunidades e capacitação das populações locais através de palestras, oficinas e cursos, houve uma rica troca de experiências entre os comunitários, agentes locais COEP, alunos e professores.
A troca de saberes e fazeres permitiu o engajamento das comunidades através da participação e nas atividades agendadas e demandadas, numa soma de esforços e na materialização prática do resultado obtido do trabalho de conscientização e de solidariedade realizado ao longo do período.
Como é já sabido através de várias pesquisas, a maior concentração de pobreza no Brasil, localiza-se no Nordeste. Dentre as regiões mais atingidas temos o semi-árido nordestino, área de atuação do COEP.
Seguindo as linhas de ação do COEP: Educação e Cidadania; Convivência com a Seca; Trabalho e Renda e Organização Comunitária, apresentamos recentemente uma proposta de geração de renda através da capacitação de comunitários no ofício de artesanato.
Entendemos que tais ações defendidas pelo COEP objetivam a promoção de atividades que tenham como base a libertação da dependência econômica e valorização dos aspectos sócio-culturais locais, através do desenvolvimento sustentável.
Acreditamos, que a melhoria da qualidade de vida de uma comunidade é resultado de várias estratégias e instrumentos empregados. Nesse contexto, acreditamos que uma dessas estratégias seria a promoção do aprendizado e/ou aperfeiçoamento de um ofício gerador de trabalho e renda a partir da realidade e demanda local. Acreditamos que com a continuidade do Projeto Universidades Cidadãs e a implementação de mais ações de geração de emprego, renda e conscientização da cidadania participativa, estamos contribuindo para a formação, capacitação e qualificação dos comunitários, criando assim, novas oportunidades de geração de negócios sustentáveis para o desenvolvimento regional e local, a partir da transferência de tecnologias sociais de baixo custo e fácil assimilação, além de resgatar a auto-estima destes sujeitos-cidadãos.
No momento o trabalho de campo vem sendo financiado totalmente pelo COEP face a dificuldade da Universidade Regional do Cariri – URCA em cumprir sua responsabilidade social através da extensão universitária. Três alunos da URCA recebem atualmente bolsas de extensão do CNPq e outros seis receberam auxilio estudante do MEC durante vários meses. A equipe atualmente da URCA é composta de dois professores doutores e cinco alunos de diversos cursos. E as ações de campo são realizadas nos finais de semana.
As comunidades que compõem a área de atuação da Universidade regional do Cariri são:


ENGENHO VELHO - BARRO - CEARÁ
ESPINHEIROS - AURORA - CEARÁ
LAGOA DE DENTRO - SÃO JOSÉ DE PIRANHAS - PARAÍBA
PEREIROS - CAJAZEIRAS - PARAÍBA
BARREIROS - BONITO DE SANTA FÉ - PARAÍBA


É importante frisar o trabalho de pesquisa e extensão que os alunos da URCA vem desenvolvendo orientados pelos professores doutores Bernardo Melgaço e Anna Cristina ambos do Departamento de Ciências Sociais.

Um comentário:

Dihelson Mendonça disse...

Parabéns, meu caro Bernardo, pelo novo Blog. Estaremos sempre publicando seus textos também lá no Blog do Crato. Colocarei seu novo endereço nos nossos links favoritos.

Um grande abraço.

Dihelson Mendonça