porque convergimos e integramos com AMOR, VERDADE, RETIDÃO, PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA

dedicamos este espaço a todos que estão na busca de agregar idéias sobre a condição humana no mundo contemporâneo, através de uma perspectiva holística, cujos saberes oriundos da filosofia, ciência e espiritualidade nunca são divergentes; pelo contrário exige-nos uma postura convergente àquilo que nos move ao conhecimento do homem e das coisas.
Acredito que quanto mais profundos estivermos em nossas buscas de respostas da consciência melhor será para alcançarmos níveis de entendimento de quem somos nós e qual o propósito que precisaremos dar as nossas consciências e energias objetivas e sutis para se cumprir o projeto de realização holística, feliz, transcendente, consciente e Amorosa.

"Trata-se do sentido da unidade das coisas: homem e natureza, consciência e matéria, interioridade e exterioridade, sujeito e objeto; em suma, a percepção de que tudo isso pode ser reconciliado. Na verdade, nunca aceitei sua separatividade, e minha vida - particular e profissional - foi dedicada a explorar sua unidade numa odisseia espiritual". Renée Weber

PORTANTO, CONVERGIR E INTEGRAR TUDO - TUDO MESMO! NAS TRÊS DIMENSÕES:ESPIRITUAL-SOCIAL-ECOLÓGICO

O cientista (psicólogo e reitor da Universidade Holística - UNIPAZ) PIERRE WEIL (1989) aponta os seguintes elementos para a falta de convergência e integração da consciência humana em geral: "A filosofia afastou-se da tradição, a ciência abandonou a filosofia; nesse movimento, a sabedoria dissociou-se do amor e a razão deixou a sabedoria, divorciando-se do coração que ela já não escuta. A ciência tornou-se tecnologia fria, sem nenhuma ética. É essa a mentalidade que rege nossas escolas e universidades"(p.35).

"Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor...Lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele conquistará o mundo" Albert Einstein

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

A ALIANÇA QUE NÃO SE QUEBRA – NUNCA!


“Eu e o Pai Somos Um!” – Jesus Cristo
Hoje, ouvi uma frase na URCA (Universidade Regional do Cariri) e por isso me fez refletir agora. Uma pessoa recomendou a outra que tomasse cuidado com as alianças que estava fazendo. Em parte essa recomendação tem um fundo de verdade. Mas, por outro lado é uma frase já repetida demais – sem muito valor! A história da humanidade pode ser contada também pelas alianças quebradas, pelas traições, pelas frustrações e pelo sentimento de que nada que se faz aqui nesse mundo profano é duradouro. As alianças humanas sempre sofrerão o risco de serem quebradas. Isto porque, a natureza humana tem um comportamento extremamente oscilante de acordo com o momento de interesse em jogo. Assim, num dia estamos com fulano a favor de uma luta contra os interesses de beltrano. Mas, a fraqueza humana nos conduz a mudar de lado no primeiro aceno de interesse individual, no primeiro desagravo que temos com cicrano que está do mesmo lado de fulano. E no momento seguinte voltamos a ter uma aliança com beltrano que tem um desagravo com cicrano. Assim, as alianças são feitas e quebradas uma-a-uma. Então, é uma ingenuidade acreditar que os nossos aliados serão fiéis o tempo todo. Infelizmente – não serão!
Antes de pedirmos ao outro cuidado e prudência nas alianças, devemos pedir a nós mesmos, porque a famosa frase “Unidos Jamais seremos vencidos!” não se reflete para toda a realidade. Ela funciona num nível de relação e união e num contexto bem profundo da realidade humana. Isto porque, dez egos unidos sempre serão vencidos. Mil egos unidos também serão vencidos. O mesmo acontece com um milhão ou dez milhões de egos. O que torna forte a aliança são as suas ligas. Ou seja, a combinação das “ligas”. Em outras palavras, se as ligas são puras e fortes muito provavelmente na fusão a liga resultante será extremamente consistente e não quebrará com facilidade. E em se tratando da liga ego-self essa não se quebra nunca porque foi feita com a força cósmica de ligação chamada ÉTICA-DO-AMOR. É uma liga ontológica que une a alma ao Espírito.
Então, resumindo as alianças humanas não são confiáveis porque não são puras. E além disso, não tem a força de ligação ontológica do SELF. É uma ingenuidade acreditar que estamos fazendo alianças duradouras somente entre egos. Por isso, que na política a dança dos políticos de um partido para o outro é uma prática muito comum porque retrata a vida social do ego humano pequeno, frágil e sem visão. E porque as ligações não são puras, elas serão frágeis na sua concepção quebrando a todo instante. E como não suportamos estar isolados, necessitamos estar ligados ou conectados a algo, por isso mesmo buscamos logo fazer rapidamente uma nova aliança. E raramente conseguimos ver que a aliança mais importante e fundamental da vida é com o nosso destino na relação com o SELF ou Espírito ou Alma Superior (como quisermos chamar).
O mundo social é um reflexo em miniatura do mundo existencial-espiritual – macro! O que está em cima está embaixo; o que está fora está dentro também. A realidade ingênua do ego nos aproxima com o que nossa razão teima em ligar sem pureza. Por isso, esse mundo objetivo é extremamente inconstante, incerto, frágil, inconsistente e, portanto, não confiável. As mentes ingênuas acreditam nas alianças com o “demônio” (aquilo que se encontra projetado fora de nós mesmos) sem perceber que a verdadeira aliança nasce de uma disposição de nos encontrarmos ou casarmos com o SELF-ESPÍRITO em nós – lá no íntimo de cada um!
Prof. Bernardo Melgaço da Silva – bernardomelgaco@hotmail.com

Nenhum comentário: