porque convergimos e integramos com AMOR, VERDADE, RETIDÃO, PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA

dedicamos este espaço a todos que estão na busca de agregar idéias sobre a condição humana no mundo contemporâneo, através de uma perspectiva holística, cujos saberes oriundos da filosofia, ciência e espiritualidade nunca são divergentes; pelo contrário exige-nos uma postura convergente àquilo que nos move ao conhecimento do homem e das coisas.
Acredito que quanto mais profundos estivermos em nossas buscas de respostas da consciência melhor será para alcançarmos níveis de entendimento de quem somos nós e qual o propósito que precisaremos dar as nossas consciências e energias objetivas e sutis para se cumprir o projeto de realização holística, feliz, transcendente, consciente e Amorosa.

"Trata-se do sentido da unidade das coisas: homem e natureza, consciência e matéria, interioridade e exterioridade, sujeito e objeto; em suma, a percepção de que tudo isso pode ser reconciliado. Na verdade, nunca aceitei sua separatividade, e minha vida - particular e profissional - foi dedicada a explorar sua unidade numa odisseia espiritual". Renée Weber

PORTANTO, CONVERGIR E INTEGRAR TUDO - TUDO MESMO! NAS TRÊS DIMENSÕES:ESPIRITUAL-SOCIAL-ECOLÓGICO

O cientista (psicólogo e reitor da Universidade Holística - UNIPAZ) PIERRE WEIL (1989) aponta os seguintes elementos para a falta de convergência e integração da consciência humana em geral: "A filosofia afastou-se da tradição, a ciência abandonou a filosofia; nesse movimento, a sabedoria dissociou-se do amor e a razão deixou a sabedoria, divorciando-se do coração que ela já não escuta. A ciência tornou-se tecnologia fria, sem nenhuma ética. É essa a mentalidade que rege nossas escolas e universidades"(p.35).

"Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor...Lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele conquistará o mundo" Albert Einstein

domingo, 23 de março de 2008

VISÃO GERAL DO PROCESSO DE PESQUISA

VISÃO GERAL DO PROCESSO DE PESQUISA. Esse esquema de orientação foi elaborado pelo professor Bernardo Melgaço após anos de pesquisa e também ministrando aulas na pós-graduação da Universidade Cândido Mendes (RJ). A figura acima aponta para três eixos básicos de qualquer processo de pesquisa: a) planejamento; b) empírico; c) teórico. O que significa dizer que a pesquisa passa necessariamente por uma construção que se apóia numa base teórica onde o pesquisador procura justificar e garantir sua tese a partir da seleção do tema, a formulação do problema e o enunciado das hipóteses. Esse esquema em blocos contém várias apostilas que fornecem o conteúdo para o entendimento completo do processo. Esse material está em CD gravado pelo professor MELGAÇO (com mais de 200 páginas). E está disponível para qualquer um que tenha interesse em pesquisar ou ministrar aulas sobre o assunto. Esse material gravado está fundamentado nos melhores livros e textos de projeto de pesquisa e elaboração de monografias.

Nenhum comentário: