porque convergimos e integramos com AMOR, VERDADE, RETIDÃO, PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA

dedicamos este espaço a todos que estão na busca de agregar idéias sobre a condição humana no mundo contemporâneo, através de uma perspectiva holística, cujos saberes oriundos da filosofia, ciência e espiritualidade nunca são divergentes; pelo contrário exige-nos uma postura convergente àquilo que nos move ao conhecimento do homem e das coisas.
Acredito que quanto mais profundos estivermos em nossas buscas de respostas da consciência melhor será para alcançarmos níveis de entendimento de quem somos nós e qual o propósito que precisaremos dar as nossas consciências e energias objetivas e sutis para se cumprir o projeto de realização holística, feliz, transcendente, consciente e Amorosa.

"Trata-se do sentido da unidade das coisas: homem e natureza, consciência e matéria, interioridade e exterioridade, sujeito e objeto; em suma, a percepção de que tudo isso pode ser reconciliado. Na verdade, nunca aceitei sua separatividade, e minha vida - particular e profissional - foi dedicada a explorar sua unidade numa odisseia espiritual". Renée Weber

PORTANTO, CONVERGIR E INTEGRAR TUDO - TUDO MESMO! NAS TRÊS DIMENSÕES:ESPIRITUAL-SOCIAL-ECOLÓGICO

O cientista (psicólogo e reitor da Universidade Holística - UNIPAZ) PIERRE WEIL (1989) aponta os seguintes elementos para a falta de convergência e integração da consciência humana em geral: "A filosofia afastou-se da tradição, a ciência abandonou a filosofia; nesse movimento, a sabedoria dissociou-se do amor e a razão deixou a sabedoria, divorciando-se do coração que ela já não escuta. A ciência tornou-se tecnologia fria, sem nenhuma ética. É essa a mentalidade que rege nossas escolas e universidades"(p.35).

"Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor...Lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele conquistará o mundo" Albert Einstein

segunda-feira, 3 de março de 2008

LIVRO RECOMENDADO PELO NOSSO BLOG: O QUE É O MÉTODO CIENTÍFICO


“Livro no qual se discute, em linguagem clara e acessível, didaticamente, as principais concepções acerca do método científico, de forma como é praticado nas ciências naturais, com base nos exemplos da Física, Química e Biologia – segundo as idéias de KARL POPPER, MÁRIO BUNGE e JOHN WATKINS.
Por que medir os fenômenos? A ciência começa com a observação pura e imparcial, livre de preconceitos? Pode-se comprovar definitivamente a verdade de uma teoria científica? A ciência é racional? São questões extremamente importantes, pois orientam todo o trabalho do cientista e o próprio ensino de ciência. Sem uma idéia clara dessas questões, o método científico passa a ser visto como um conjunto de regras ensinadas e assimiladas de forma dogmática – justamente a antítese da atitude racional e crítica necessária para a compreensão e o progresso do conhecimento científico.
FERNANDO GEWANDSZNADJER defende a concepção de que a ciência não é um conhecimento infalível a respeito da realidade, mas um conhecimento hipotético, sempre capaz de ser questionado e corrigido: em ciência, não há verdades inquestionáveis – qualquer teoria pode vir a ser refutada e substituída por outra melhor. É também um conhecimento altamente crítico, em que se procura, sistematicamente, submeter as teorias a testes cada vez mais rigorosos.
Em O que é o Método Científico, o Autor discorre sobre a natureza da ciência e do método científico, o problema da indução, hipóteses, leis e teorias, explicação científica, teste e avaliação de teoria, problema de demarcação, etc. A obra é dirigida a professores de todos os graus, aos cursos de graduação, pós-graduação e todos aqueles que se interessam pelo estudo das ciências.
FERNANDO GEWANDSZNADJER é Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação/Fundação Getúlio Vargas – RJ, e Licenciado em Biologia pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro”.

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