“Livro no qual se discute, em linguagem clara e acessível, didaticamente, as principais concepções acerca do método científico, de forma como é praticado nas ciências naturais, com base nos exemplos da Física, Química e Biologia – segundo as idéias de KARL POPPER, MÁRIO BUNGE e JOHN WATKINS.
Por que medir os fenômenos? A ciência começa com a observação pura e imparcial, livre de preconceitos? Pode-se comprovar definitivamente a verdade de uma teoria científica? A ciência é racional? São questões extremamente importantes, pois orientam todo o trabalho do cientista e o próprio ensino de ciência. Sem uma idéia clara dessas questões, o método científico passa a ser visto como um conjunto de regras ensinadas e assimiladas de forma dogmática – justamente a antítese da atitude racional e crítica necessária para a compreensão e o progresso do conhecimento científico.
FERNANDO GEWANDSZNADJER defende a concepção de que a ciência não é um conhecimento infalível a respeito da realidade, mas um conhecimento hipotético, sempre capaz de ser questionado e corrigido: em ciência, não há verdades inquestionáveis – qualquer teoria pode vir a ser refutada e substituída por outra melhor. É também um conhecimento altamente crítico, em que se procura, sistematicamente, submeter as teorias a testes cada vez mais rigorosos.
Em O que é o Método Científico, o Autor discorre sobre a natureza da ciência e do método científico, o problema da indução, hipóteses, leis e teorias, explicação científica, teste e avaliação de teoria, problema de demarcação, etc. A obra é dirigida a professores de todos os graus, aos cursos de graduação, pós-graduação e todos aqueles que se interessam pelo estudo das ciências.
FERNANDO GEWANDSZNADJER é Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação/Fundação Getúlio Vargas – RJ, e Licenciado em Biologia pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro”.
Por que medir os fenômenos? A ciência começa com a observação pura e imparcial, livre de preconceitos? Pode-se comprovar definitivamente a verdade de uma teoria científica? A ciência é racional? São questões extremamente importantes, pois orientam todo o trabalho do cientista e o próprio ensino de ciência. Sem uma idéia clara dessas questões, o método científico passa a ser visto como um conjunto de regras ensinadas e assimiladas de forma dogmática – justamente a antítese da atitude racional e crítica necessária para a compreensão e o progresso do conhecimento científico.
FERNANDO GEWANDSZNADJER defende a concepção de que a ciência não é um conhecimento infalível a respeito da realidade, mas um conhecimento hipotético, sempre capaz de ser questionado e corrigido: em ciência, não há verdades inquestionáveis – qualquer teoria pode vir a ser refutada e substituída por outra melhor. É também um conhecimento altamente crítico, em que se procura, sistematicamente, submeter as teorias a testes cada vez mais rigorosos.
Em O que é o Método Científico, o Autor discorre sobre a natureza da ciência e do método científico, o problema da indução, hipóteses, leis e teorias, explicação científica, teste e avaliação de teoria, problema de demarcação, etc. A obra é dirigida a professores de todos os graus, aos cursos de graduação, pós-graduação e todos aqueles que se interessam pelo estudo das ciências.
FERNANDO GEWANDSZNADJER é Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação/Fundação Getúlio Vargas – RJ, e Licenciado em Biologia pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro”.
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