porque convergimos e integramos com AMOR, VERDADE, RETIDÃO, PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA

dedicamos este espaço a todos que estão na busca de agregar idéias sobre a condição humana no mundo contemporâneo, através de uma perspectiva holística, cujos saberes oriundos da filosofia, ciência e espiritualidade nunca são divergentes; pelo contrário exige-nos uma postura convergente àquilo que nos move ao conhecimento do homem e das coisas.
Acredito que quanto mais profundos estivermos em nossas buscas de respostas da consciência melhor será para alcançarmos níveis de entendimento de quem somos nós e qual o propósito que precisaremos dar as nossas consciências e energias objetivas e sutis para se cumprir o projeto de realização holística, feliz, transcendente, consciente e Amorosa.

"Trata-se do sentido da unidade das coisas: homem e natureza, consciência e matéria, interioridade e exterioridade, sujeito e objeto; em suma, a percepção de que tudo isso pode ser reconciliado. Na verdade, nunca aceitei sua separatividade, e minha vida - particular e profissional - foi dedicada a explorar sua unidade numa odisseia espiritual". Renée Weber

PORTANTO, CONVERGIR E INTEGRAR TUDO - TUDO MESMO! NAS TRÊS DIMENSÕES:ESPIRITUAL-SOCIAL-ECOLÓGICO

O cientista (psicólogo e reitor da Universidade Holística - UNIPAZ) PIERRE WEIL (1989) aponta os seguintes elementos para a falta de convergência e integração da consciência humana em geral: "A filosofia afastou-se da tradição, a ciência abandonou a filosofia; nesse movimento, a sabedoria dissociou-se do amor e a razão deixou a sabedoria, divorciando-se do coração que ela já não escuta. A ciência tornou-se tecnologia fria, sem nenhuma ética. É essa a mentalidade que rege nossas escolas e universidades"(p.35).

"Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor...Lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele conquistará o mundo" Albert Einstein

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pensamento para o Dia 30/08/2009


“As pessoas deveriam mostrar compaixão por seu próximo, abandonando idéias e sentimentos limitados. A compaixão é a marca da devoção (Bhakti). Ninguém pode esperar agradar Deus sem mostrar compaixão (Daya) por seus semelhantes. Um coração amoroso é o templo de Deus. Deus não pode residir em um coração sem compaixão. Não há nada maior no mundo que a visão imbuída com amor universal. Somente aqueles que vêem a unidade na diversidade aparente são bons. Os homens precisam compreender que são centelhas do Divino. Eles precisam desenvolver pensamentos sagrados e conduzir vidas ideais. Os homens devem buscar a promoção do bem-estar da sociedade. ”
Sathya Sai Baba

PRECE ÁRABE (Traduzida por Seme Draibe)


Deus, não consintas que eu seja o carrasco que sangra as ovelhas, nem uma ovelha nas mãos dos algozes.

Ajuda-me a dizer sempre a verdade na presença dos fortes, e jamais dizer mentiras para ganhar os aplausos dos fracos.

Meu Deus, se me deres a fortuna, não me tires a felicidade; se me deres a força, não me tires a sensatez; se me for dado prosperar, não permita que eu perca a modéstia, conservando apenas o orgulho da dignidade.

Ajuda-me a apreciar o outro lado das coisas, para não acusar meus adversários com mais severidade do que a mim mesmo.

Não me deixes ser atingido pela ilusão da glória, quando bem-sucedido, e nem pelo desespero, quando derrotado. Lembra-me que a experiência de uma queda poderá proporcionar uma visão diferente do mundo.

Ó Deus!

Faze-me sentir que o perdão demonstra força, e que a vingança é prova de fraqueza.
Se me tirares a fortuna, deixa-me a esperança.

Se me faltar a saúde, conforta-me com a graça da fé.

E quando me ferir a ingratidão e a incompreensão dos meus semelhantes, cria em minha alma a força da desculpa e do perdão.

Finalmente, Senhor, se eu Te esquecer,
Rogo que nunca Te esqueças de mim.

COELHO, Paulo. “Circulando pela Internet”, Revista O Globo,Ano 5, No 266, 30 de Agosto de 2009, p.49.

sábado, 29 de agosto de 2009

Pensamento para o Dia 29/08/2009


“Sem a fé inabalável em um Deus onisciente, a vida torna-se desinteressante e insípida, obscurecida pelo desespero e pela ruína. O amor por Deus e o temor ao pecado são as duas necessidades fundamentais para uma vida feliz. Sem esses dois, o homem torna-se um demônio. O homem deve estar sempre pronto a sacrificar seus interesses egoístas pelo bem-estar da comunidade. Não há nada tão louvável como a renúncia. Seja honesto e desapegado e, com Deus instalado em seu coração, avance para oferecer suas habilidades e seus talentos para cumprir suas responsabilidades. Não se esforce somente por sua felicidade, mas se esforce pela felicidade de todos.”
Sathya Sai Baba

ESTRATÉGIAS MENTAIS – AUTOR DESCONHECIDO



O que você deve fazer de dentro para fora

Pense sempre, de forma positiva. Toda vez que um pensamento negativo vier à sua cabeça, troque-o por outro!

Para isso, é preciso muita disciplina mental. Você não adquire isso do dia para a noite; assim como um “atleta”, treine muito.

Risque a palavra culpa do seu dicionário. Não se permita esta sensação, pois quando nos punimos, abrimos nossa retaguarda para espíritos opressores e agressores, que vibram com nossa melancolia. Ignore-os.

Não deixe que interferências externas tumultuem o seu cotidiano. Livre-se de fofocas, comentários maldosos e gente deprimida. Isto é contagioso. Seja prestativo com quem presta. Sintonize com gente positiva e alto astral.

Não se aborreça com facilidade e nem dê importância às pequenas coisas. Quando nos irritamos, envenenamos nosso corpo e nossa mente.

Procure conviver com serenidade e quando tiver vontade de explodir, conte até dez.

Viva o presente. O ansioso vive no futuro. O rancoroso, vive no passado. Aproveite o aqui e agora. Nada se repete, tudo passa. Faça o seu dia valer a pena. Não perca tempo com melindres e preocupações, pois só trazem doenças.

ESTRATÉGIAS MENTAIS
O que você deve fazer de fora para dentro


A água purifica. Sempre que puder vá a praia, rio ou cachoeira. Em casa, enquanto toma banho, embaixo do chuveiro, de olhos fechados, imagine seu cansaço físico e mental e que toda a carga negativa está indo embora por água abaixo.

Ande descalço quando puder, na terra de preferência. Em casa, massageie seus pés com um creme depois de um longo dia de trabalho. Os escalde em água morna. Acrescente um pouco de sal para se descarregar.


Mantenha contato com a natureza; tenha em casa um vaso de plantas pelo menos. Cuide dele com carinho. O amor que dedicamos às plantas e animais acalma o ser humano e funciona como relaxante natural.

Ouça músicas que o façam cantar e dançar. Seja qual for o seu estilo preferido, a vibração de uma canção tem o poder de nos fazer sentir vivos , aflorando a nossa emoção e abrindo o nosso canal com alegria.

Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo o impeça de tentar.

Liberte-se!!! Sempre que puder livre-se da rotina e pegue a estrada, nem que seja por um único dia.

Conheça novos lugares e novas pessoas.
Viva a Vida!!!!!

UMA VIDA DESCOMPLICADA!!!
VOCÊ NÃO ACHA QUE COMPLICAMOS DEMAIS???

Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque... embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.
O medo nos afasta das derrotas....mas das vitórias também!!!!!!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Pensamento para o Dia 28/08/2009


“Na criação, cada objeto tem cinco aspectos: existência, consciência, bem-aventurança, forma e nome (Sath, Chith, Ananda, Rupa e Nama). Os três primeiros são princípios eternos, enquanto nome e forma são efêmeros. Existência, consciência e bem-aventurança são a base para nome e forma. As pessoas atribuem vários Nomes e Formas a Deus com base em seus próprios sentimentos. Elas esquecem os três princípios principais, da existência, da consciência e da bem-aventurança, e acreditam que nome e forma sejam a realidade única. Na verdade, nome e forma não são permanentes, mas as pessoas se confundem com eles e ignoram os princípios eternos da existência, da consciência e da bem-aventurança. Conseqüentemente, elas são enganadas e tendem a esquecer o enorme poder de Deus por trás do Nome e da Forma.”
Sathya Sai Baba

OFICIALMENTE VELHO - LEONARDO BOFF


Neste mês de dezembro completo 70 anos. Pelas condições brasileiras, me torno oficialmente velho. Isso não significa que estou próximo da morte, porque esta pode ocorrer já no primeiro momento da vida. Mas é uma outra etapa da vida, a derradeira. Esta possui uma dimensão biológica, pois irrefreavelmente o capital vital se esgota, nos debilitamos, perdemos o vigor dos sentidos e nos despedimos lentamente de todas as coisas.

De fato, ficamos mais esquecidos, quem sabe, impacientes e sensíveis a gestos de bondade que nos levam facilmente às lágrimas. Mas há um outro lado, mais instigante. A velhice é a última etapa do crescimento humano. Nós nascemos inteiros. Mas nunca estamos prontos. Temos que completar nosso nascimento ao construir a existência, ao abrir caminhos, ao superar dificuldades e ao moldar o nosso destino. Estamos sempre em gênese. Começamos a nascer, vamos nascendo em prestações ao longo da vida até acabar de nascer. Então entramos no silêncio. E morremos.

A velhice é a última chance que a vida nos oferece para acabar de crescer, madurar e finalmente terminar de nascer. Neste contexto, é iluminadora a palavra de São Paulo: ”na medida em que definha o homem exterior, nesta mesma medida rejuvenece o homem interior”(2Cor 4,16). A velhice é uma exigência do homem interior. Que é o homem interior? É o nosso eu profundo, o nosso modo singular de ser e de agir, a nossa marca registrada, a nossa identidade mais radical. Esta identidade devemos encará-la face a face.

Ela é pessoalíssima e se esconde atrás de muitas máscaras que a vida nos impõe. Pois a vida é um teatro no qual desempenhamos muitos papéis. Eu, por exemplo, fui franciscano, padre, agora leigo, teólogo, filósofo, professor, conferencista, escritor, editor, redator de algumas revistas, inquirido pelas autoridades doutrinais do Vaticano, submetido ao “silêncio obsequioso” e outros papéis mais. Mas há um momento em que tudo isso é relativizado e vira pura palha.

Então deixamos o palco, tiramos as máscaras e nos perguntamos: Afinal, quem sou eu? Que sonhos me movem? Que anjos que habitam? Que demônios me atormentam? Qual é o meu lugar no desígnio do Mistério? Na medida em que tentamos, com temor e tremor, responder a estas indagações vem à lume o homem interior. A resposta nunca é conclusiva; perde-se para dentro do Inefável.

Este é o desafio para a etapa da velhice. Então nos damos conta de que precisaríamos muitos anos de velhice para encontrar a palavra essencial que nos defina. Surpresos, descobrimos que não vivemos porque simplesmente não morremos, mas vivemos para pensar, meditar, rasgar novos horizontes e criar sentidos de vida.
Especialmente para tentar fazer uma síntese final, integrando as sombras, realimentando os sonhos que nos sustentaram por toda uma vida, reconciliando-nos com os fracassos e buscando sabedoria. É ilusão pensar que esta vem com a velhice. Ela vem do espírito com o qual vivenciamos a velhice como a etapa final do crescimento e de nosso verdadeiro Natal.

Por fim, importa preparar o grande Encontro. A vida não é estruturada para terminar na morte mas para se transfigurar através da morte. Morremos para viver mais e melhor, para mergulhar na eternidade e encontrar a Última Realidade, feita de amor e de misericórdia. Ai saberemos finalmente quem somos e qual é o nosso verdadeiro nome.

Nutro o mesmo sentimento que o sábio do Antigo Testamento: ”contemplo os dias passados e tenho os olhos voltados para a eternidade”.

Por fim, alimento dois sonhos, sonhos de um jovem ancião: o primeiro é escrever um livro só para Deus, se possível com o próprio sangue; e o segundo, impossível, mas bem expresso por Herzer, menina de rua e poetisa:”eu só queria nascer de novo, para me ensinar a viver”. Mas como isso é irrealizável, só me resta aprender na escola de Deus. Parafraseando Camões, completo: mais vivera se não fora, para tão longo ideal, tão curta a vida.
Leonardo Boff

Neto de italianos que migraram para o sul do Brasil no final do século 19, Leonardo Boff, garoto ainda, com 11 anos, partiu de sua cidade natal, Concórdia, com destino ao seminário de Luzerna, no Vale do Rio do Peixe (SC), certo de que o seu futuro era o da fé. Fez estudos avançados em universidades de prestígio, como Wurzburg, Lovaina e Oxford, doutorando-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique, Alemanha, em 1970. Ficou conhecido pelos seus trabalhos sobre a Teoria da Libertação.

Seus textos serviram de base para novas gerações de teólogos latino-americanos. Mas ao combinar a Bíblia com a política, desagradou às autoridades eclesiásticas. Em 1984, como punição pelo livro Igreja, Carisma e Poder (1981), no qual chega a criticar a própria estrutura da Igreja, foi chamado a dar explicações ao Vaticano, sendo condenado a um "silêncio obsequioso" por um ano, sendo proibido de se manifestar publicamente.

Em 1992, ao ser condenado novamente, o teólogo, resolveu pedir dispensa do sacerdócio.

Atualmente, além de um grande teórico da fé, destaca-se como um idealista: cria e assessora Comunidades Eclesiais de Base, para as quais prega a luta por uma sociedade mais justa e humana, na qual os pobres não devem simplesmente aceitar a condição de miséria como algo natural, mas agir em favor da justiça social. Professor emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, publicou mais de 70 livros.

“A Vida é bela para quem a faz bela”

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

BONSAI E OS PENSAMENTOS DE CONFÚCIO



BONSAI - HARMONIA entre a Natureza,o Homem e o Universo

“O bom proceder consiste em sermos em tudo sinceros e conformarmos a alma com a vontade universal, isto é, fazer aos outros aquilo que desejamos que nos façam.”

"O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros."

"A maior glória não é ficar de pé, mas levantar-se cada vez que se cai."

"Só os grandes sábios e os grandes ignorantes são imutáveis."

“Não são as ervas daninhas que matam a boa semente, mas sim a negligência do camponês.”

“Para onde quer que tu vás, vai todo, leva junto teu coração”

" Transportai um punhado de terra todos os dias, e fareis uma montanha."

"Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros."

"Escolha um trabalho que tu ames, e não terás que trabalhar um único dia em tua vida.“

“Não te suponhas tão grande a ponto de pensar e ver os outros menores do que tu.”

“Aquele que mais estima o ouro do que a virtude há de perder a ambos.”

"Muito sabe quem conhece a própria ignorância”.

“Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem.”

“Deves ter a cabeça sempre fria, o coração sempre quente e a mão sempre larga.”


“Deixa o caráter ser formado pela poesia, fixado pelas leis
do bom comportamento, e aperfeiçoado pela música.”

"Nunca faças aposta. Se sabes que vais ganhar és um patife, e se não sabes és um tolo."

“Até que o sol brilhe, acendamos uma vela na escuridão”.

Onde há justiça não há pobreza.”

“Pagai o bem com o bem e o mal com a justiça."

“Algum dinheiro evita preocupações; muito, as atrai”.

"Conte-me, e eu vou esquecer. Mostre-me, e eu vou lembrar. Envolva-me, e eu vou entender”

“Quando nasceste, ao teu redor todos riam, só tu choravas. Faze por viver de tal modo que, à hora de tua morte, todos chorem, só tu rias”.

“Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos.

Outras há que gargalham de alegria por saber que os espinhos têm
rosas”.

“A ignorância é a noite da mente, mas uma noite sem lua nem estrelas”.

“Exige muito de ti e espera pouco dos outros.”

Pensamentos de CONFÚCIO
( 551- 479 A.C. )
Nome verdadeiro: KUNG FUTSÉ,
o primeiro e o maior Mestre da Antiguidade
Filósofo e teórico político cujas idéias e
pensamentos exerceram profunda influência
sobre a civilização de toda a Ásia Oriental.

Pensamento para o Dia 27/08/2009


“O amor espiritual precisa ser diferenciado do amor ou do apego relacionado ao corpo, à mente ou ao intelecto. Este último está relacionado ao mundo e é fonte de sofrimento. O verdadeiro amor é puro, abnegado, livre de ego e pleno de bem-aventurança. Apegos mundanos não são de modo algum amor verdadeiro. Eles são passageiros, enquanto o amor eterno, puro, surge do coração. Como uma pessoa pode ser incapaz de reconhecer esse amor todo-penetrante? Isso acontece porque o coração humano se tornou estéril e poluído. O coração está cheio de todos os tipos de desejos e não há espaço nele para o amor puro e imaculado entrar. Somente quando os apegos mundanos forem expulsos do coração, haverá espaço para o amor verdadeiro permanecer e crescer.”
Sathya Sai Baba

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

DOZE CONSELHOS PARA TER UM INFARTO FELIZ !!!


Dr. Ernesto Artur - Cardiologista
Quando publiquei estes conselhos 'amigos-da-onça' em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.

1.Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.

2.Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.

3.Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

4.Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

5.Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6.Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes..

7.Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

8.Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro , enferruja!!. .rs)

9.Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.

10.Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.

11.Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12.E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis.

Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.

OS ATAQUES DE CORAÇÃO

Uma nota importante sobre os ataques cardíacos.

Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço
esquerdo(direito). Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no
queixo, assim como náuseas e suores abundantes.

Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque
cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto
dormiam, não se levantaram. Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum
sono profundo.

Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e
engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (193 ou 190)
e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa
cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse pois ela fará o
coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o
socorro.. NÃO SE DEITE !!!!

Um cardiologista disse que, se cada pessoa que receber este mail, o
enviar a 10 pessoas, pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida!

TENHAM UMA ÓTIMA SEMANA.

Pensamento para o Dia 26/08/2009


“A educação deve conduzir à iluminação; a escuridão da ignorância e o crepúsculo da dúvida fugirão diante de tal esplendor. Então fica fácil cultivar pensamentos e sentimentos bons no coração assim iluminado. A educação não se destina ao acúmulo de informação; ela deve resultar na transformação de hábitos, caráter e aspirações do indivíduo. O conhecimento precisa ser testado na vida diária. Atualmente o homem não tem a menor idéia da herança mais preciosa que existe dentro dele. Ele está interessado em todos exceto em seu próprio ser. Se ele se tornar consciente de seu próprio ser, ele pode ter imensa força, paz permanente e grande alegria adicionados em si.”
Sathya Sai Baba

terça-feira, 25 de agosto de 2009

A VIAGEM DE TREM – AUTOR DESCONHECIDO



Dia desses, li um livro
que comparava a vida a uma viagem de trem.
Uma comparação extremamente interessante, quando bem interpretada.

Interessante,
porque nossa vida é como uma viagem de trem,
cheia de embarques e desembarques,
de pequenos acidentes pelo caminho,
de surpresas agradáveis com alguns embarques
e de tristezas com os desembarques...

Quando nascemos, ao embarcarmos nesse trem, encontramos duas pessoas que,
acreditamos que farão conosco
a viagem até o fim:
nossos pais.

Não é verdade.
Infelizmente, em alguma estação,
eles desembarcam, deixando-nos
órfãos de seus carinhos, proteção, amor e afeto.

Mas isso não impede que, durante a viagem,
embarquem pessoas interessantes
que virão ser especiais para nós:
nossos irmãos, amigos e amores.

Muitas pessoas
tomam esse trem a passeio.
Outras fazem a viagem
experimentando somente tristezas.
E no trem há, também, outras que passam
de vagão em vagão, prontas para ajudar quem precisa.

Curioso é considerar que alguns passageiros que nos são tão caros acomodam-se em vagões diferentes do nosso.
Isso nos obriga a fazer essa viagem separados deles. Mas isso não nos impede de, com grande dificuldade, atravessarmos nosso vagão e chegarmos até eles.
O difícil é aceitarmos que não podemos sentar ao seu lado, pois outra pessoa estará ocupando esse lugar.

Essa viagem é assim: cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, embarques e desembarques.
Sabemos que esse trem jamais volta.

Façamos essa viagem da melhor maneira possível, tentando manter um bom relacionamento com todos, procurando em cada um o que tem de melhor, lembrando sempre que,


em algum momento do trajeto poderão fraquejar,
e, provavelmente, precisaremos entender isso.

Nós mesmos fraquejamos algumas vezes.
E, certamente, alguém nos entenderá.

O grande mistério

é que
não sabemos
em qual
parada
desceremos.

E fico pensando:
quando eu descer desse trem sentirei saudades? Sim.


Mas me agarro na esperança de que,
em algum momento, estarei na estação principal,
e terei a emoção de vê-los chegar com sua bagagem,
que não tinham quando embarcaram.

Deixar meus filhos viajando sozinhos será muito triste. Separar-me dos amigos que nele fiz, do amor da minha vida, será para mim dolorido.

E o que me deixará feliz é saber que,
de alguma forma, eu colaborei para que
essa bagagem tenha crescido e se tornado valiosa.

Agora, nesse momento, o trem diminui sua velocidade para que embarquem e desembarquem pessoas.
Minha expectativa aumenta,
à medida que o trem vai diminuindo sua velocidade...

Quem entrará? Quem sairá?

Eu gostaria que você pensasse no desembarque do trem, não só como a representação da morte, mas, também, como o término de uma história,
de algo que duas ou mais pessoas construíram
e que, por um motivo ínfimo, deixaram desmoronar.
Fico feliz em perceber que certas pessoas como nós,
têm a capacidade de reconstruir para recomeçar.

Isso é sinal de garra e de luta, é saber viver,
é tirar o melhor de "todos os passageiros".

Agradeço muito por você fazer parte da minha viagem, e por mais que
nossos assentos não estejam lado a lado,
com certeza, o vagão é o mesmo.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Pensamento para o Dia 24/08/2009


“Nós nos tornamos aquilo que contemplamos. Através do pensamento constante, um ideal fica impresso em nosso coração. Quando fixamos sempre nossos pensamentos no mal que os outros fazem, nossa mente fica poluída pelo mal. Quando, ao contrário, fixamos nossa mente nas virtudes ou no bem-estar dos outros, nossa mente é purificada do mal e acolhe somente bons pensamentos. Nenhum mau pensamento pode penetrar a mente de uma pessoa totalmente dedicada ao amor e à compaixão. Os pensamentos que cultivamos modelam nossa natureza; junto com os outros, eles também nos afetam.”
Sathya Sai Baba

sábado, 22 de agosto de 2009

FHC: mundo sem droga é objetivo difícil de ser alcançado


Sex, 21 Ago, 08h28
(http://br.noticias.yahoo.com/s/21082009/25/manchetes-fhc-mundo-droga-objetivo-dificil.html)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse hoje que "imaginar um mundo sem droga é um objetivo difícil de ser alcançado, é como imaginar um mundo sem sexo". A declaração foi feita na abertura da primeira reunião da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia, realizada na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio. Trata-se de um desdobramento da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia, criada por Fernando Henrique e pelos ex-presidentes da Colômbia, César Gaviria, e do México, Ernesto Zedillo, que em fevereiro apresentou um documento propondo a descriminalização da posse de maconha para consumo pessoal.

"Qualquer pessoa razoavelmente informada e inteligente vai dizer que isso é inconsequente. Fomos propositadamente inconsequentes porque é um passo para que a sociedade possa entender e eventualmente dar outro", discursou ele, acrescentando em seguida: "Descriminalizar não é igual a liberalizar, que implica em legitimar. Mas como se pode descriminalizar e não legitimar? Temos que discutir. Não quisemos botar o carro diante dos bois na nossa comissão. Vocês, que não têm nenhum ex-presidente, podem botar o carro na frente dos bois à vontade, examinado com critério quais são passos que se seguem a uma primeira quebra de tabu."

Para Fernando Henrique, a grande questão é não tratar usuários de drogas como criminosos. "Não estou dizendo que não deve haver combate. Mas a quem? Ao usuário ou ao traficante?" Segundo ele, a atual legislação do País é ambígua ao "abrir certo espaço para o arbítrio da autoridade policial ou membro da Justiça". Fernando Henrique disse que todas as drogas fazem mal à saúde, incluindo o tabaco e o álcool, mas algumas são reguladas e outras são estigmatizadas. Ele lembrou campanhas de prevenção da Aids realizadas em seu governo para dizer que campanhas pelo uso da camisinha também representaram uma "mudança de paradigma". "A nossa luta foi, em vez de sem sexo, com sexo seguro. Agora, a meta realista é reduzir o dano causado pela droga à sociedade e deslocar o foco da repressão para a prevenção."

Para o historiador e membro da Academia Brasileira de Letras José Murilo de Carvalho, um dos 28 participantes da comissão, Fernando Henrique assumiu uma posição "corajosa" que "evidentemente dá credibilidade ao debate". Segundo ele, o simples fato de a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie ter aceito o convite para participar da comissão é um "excelente indicador". "A presença é muito importante e ela mostrou realmente muita abertura." Para José Murilo, no Brasil o "dano talvez seja causado mais pela violência do tráfico do que simplesmente pelo consumo de droga". Ele elogiou a experiência portuguesa de descriminalização. "Isso faz parte de um processo longo de convencimento. O que aconteceu com o cigarro é um negócio incrível. Em dez anos, mudou completamente a cultura." Para José Murilo, o grupo tem uma composição interessante, mas "está faltando jovens".

Pensamento para o Dia 22/08/2009


“O universo inteiro foi criado pela Vontade de Deus. Deus cria o universo e o sustenta. No final, o universo funde-se em Deus, a fonte de sua origem. O universo, que se originou da Vontade Divina, é conhecido como Vishwam. O correto significado de Vishwam é aquele que é auto-expansivo e pleno de bem-aventurança. O universo não é meramente uma manifestação da matéria física; ele é uma manifestação direta de Deus. Ele é a própria encarnação da Personalidade Cósmica, com todos os Seus membros. Deus é a causa primária por trás do universo. O universo é o reflexo de Deus. O universo (Vishwam) e Deus (Vishnu) não são diferentes um do outro. Isso pode ser entendido somente através do discernimento (Viveka).”
Sathya Sai Baba

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Pensamento para o Dia 21/08/2009


“A paz não pode ser encontrada no mundo externo, mas somente dentro de si mesmo. É necessário perceber que o universo inteiro é permeado pelo Divino. Hoje, o mundo é preenchido pelo conflito. Não é possível fazer uma distinção entre um ser humano e um demônio. Em vez de caminhar em direção à Divindade, o homem, que evoluiu do animal, está regressando à animalidade. O dever principal do homem é sustentar os valores humanos da Verdade, da Retidão, da Paz e do Amor. Hoje, porém, o homem está envolvido pelo apego e pelo ódio. No momento em que os rejeitar, ele perceberá sua Divindade.”

Sathya Sai Baba

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Para evitar câncer, comece pelos boatos


(http://br.noticias.yahoo.com/s/19082009/11/saude-evitar-cancer-comece-pelos-boatos.html)

Qua, 19 Ago, 04h39
Dr. Alessandro Loiola*/Especial para BR Press (BR Press) -

Não raramente, atendo pacientes assustados após terem lido que "a radiação do telefone celular pode causar câncer no cérebro e vim aqui fazer um preventivo, né doutor?". Respiro fundo, agradeço em silêncio o valor da consulta e respondo que a fórmula para o câncer é bem mais simples que isso: ela quase sempre inclui refeições cheias de calorias temperadas com cigarro, obesidade, falta de exercícios e consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Coloque tudo em uma panela sem acompanhamento médico por 10 anos, adicione uma pitada de tomografia e sirva ainda quente na unidade de quimioterapia mais próxima.

Alguém falou em telefones celulares? São as pequenas escolhas que você toma que farão a diferença. A maioria dos casos de câncer resulta de anos de maus-tratos ao seu próprio corpo e a última coisa que você precisa é esconder-se da verdade, acreditando em mitos e boatos que não adicionarão benefício algum à sua saúde. E será que você sabe identificar o que é mito e o que é notícia de verdade? Faça o teste abaixo e veja quantas respostas você é capaz de acertar:

• O câncer e contagioso?: Não é, mas, por mais incrível que possa parecer, é comum deparar com pessoas que evitam ter contato com familiares que estão sofrendo de câncer. Abraçar uma pessoa com câncer não fará você pegar a doença, mas é provável que a pessoa abraçada pegue seu carinho.

• Comer churrasco aumenta o risco para câncer?: Substâncias presentes na carne de churrasco parecem aumentar o risco de câncer, mas as evidências não são conclusivas. De qualquer forma, é prudente reduzir o consumo de carne feita na brasa. Mas atenção: se você faz parte do meu clube e não deseja abrir mão de um bom churrasco, recomendo consumir boas quantidades de vegetais e frutas junto com a carne (ex.: brócolis, cenouras, batatas, mamão, manga). Estes alimentos reduzem a absorção das substâncias potencialmente cancerígenas.

• Adoçantes causam câncer?: Em 1969, o ciclamato foi banido dos Estados Unidos acusado de aumentar o risco de câncer na bexiga. Pesquisas realizadas mais tarde não confirmaram esta suspeita, mas o mito já havia se espalhado. Atualmente, os adoçantes artificiais são considerados seguros e não estão associados a aumento do risco para câncer.

• Viver em uma cidade polúida é mais arriscado que fumar um maço de cigarros por dia?:Tenho muitos pacientes fumantes que adoram dizer isso no consultório: "De que adianta parar de fumar e continuar respirando esse ar poluído, doutor?". Fique sabendo que o risco de câncer associado à poluição é 100 vezes menor que o risco trazido pelo cigarro. Largue este hábito maldito agora.

• Equipamentos eletrônicos podem causar câncer?: Não causam. Boatos sobre plásticos que liberam substâncias cancerígenas quando colocados no forno de microondas também são comuns. Pura bobagem. Acorde: o problema está na qualidade do que você come. Não culpe o plástico ou o forno de microondas.

• Desodorantes causam câncer na mama? Desodorantes e antiperspirantes não causam câncer na mama. Fique à vontade para comunicar isso ao sujeito no ônibus de pé ao seu lado.

• O uso regular de protegor solar diminui o risco de câncer de pele?:Sim, diminui. Se você tem a pele clara, utilize um protetor com fator acima de 15. Aplique-o pelo menos 30 minutos antes de sair de casa, renovando a aplicação a cada 2 horas.

(*) *Dr. Alessandro Loiola é médico, escritor e palestrante. Autor de, entre outros livros, "Para Além da Juventude - Guia para uma Maturidade Saudável" (Editora Leitura). Fale com ele pelo e-mail aloiola@brpress.net

Pensamento para o Dia 20/08/2009


“É o apego à propriedade ou à posição, nascido de um sentimento de posse, que é a causa da tristeza e da infelicidade do homem. Para experimentar a felicidade duradoura, o homem deve se esforçar para livrar-se desse sentimento de “eu” e “meu”. Quando tudo parece ir bem, o homem esquece tudo, incluindo a si mesmo. Seu ego aumenta, como resultado de suas realizações e aquisições. Ele deveria perceber que é apenas um beneficiário temporário do que possui, e que não tem qualquer direito permanente sobre isso. Ele deveria considerar o poder ou a posição social como uma responsabilidade moral, com a obrigação de cumprir os deveres relativos a ela. Somente quando todas as ações são realizadas com esse espírito de moral, o homem pode experimentar felicidade e satisfação genuínas.”
Sathya Sai Baba

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Pensamento para o Dia 18/08/2009


“A filosofia Védica (Vedanta) declara: “Deus é Verdade (Sathya); o Cosmo é ilusório (Mithya)”. Sua preocupação principal deve ser entender se você é real ou ilusório, ou o que em você é real e o que é irreal. Somente quando tiver reconhecido a verdade de seu próprio ser, você pode reconhecer o mundo como ilusório e seu próprio ser como a única realidade. A pessoa realizada afirma: “Eu sou Deus”. De onde essa declaração emanou? O que ela significa? Ela é uma expressão espontânea e não o resultado de um pensamento ou sentimento. O “Eu” é o Infinito ilimitado. Quando o indivíduo finito funde-se ao Infinito “Eu”, somente o “Eu” permanece.”
Sathya Sai Baba

A VIDA DA TERRA VEIO DE FORA?


Nasa descobre substância para formação de vida em amostras de cometa

(http://br.noticias.yahoo.com/s/17082009/40/saude-nasa-descobre-substancia-formacao-vida.html)

Washington, 17 ago (EFE).- Cientistas da Nasa (agência espacial americana) descobriram glicina, elemento fundamental para a formação de vida, em amostras do cometa "Wild 2" trazidas à Terra pela sonda Stardust em 2006, revelou hoje o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL).

"A glicina é um aminoácido usados pelos organismos vivos para produzir proteínas e esta é a primeira vez que é encontrada em um cometa", afirmou Jamie Elsila, do Centro de Voos Espaciais da Nasa.

"A descoberta apoia a teoria de que alguns ingredientes da vida surgiram no espaço e chegaram à Terra através do impacto de meteoritos e cometas", acrescentou um comunicado do JPL.

Carl Pilcher, diretor do Instituto de Astrobiologia da Nasa, afirmou que a descoberta também respalda a hipótese de que os blocos básicos da vida abundam no espaço e que a vida no universo é mais comum do que se acredita.

Os resultados da investigação dos cientistas foram apresentados durante uma reunião realizada pela Sociedade Química dos Estados Unidos em Washington no fim de semana passado e serão publicados em breve pela revista "Meteorites and Planetary Science", disse o JPL.

A sonda Stardust atravessou uma densa nuvem e gases que rodeavam o núcleo de gelo do "Wild 2" em janeiro de 2004.

Desde o princípio as análises revelaram a presença de glicina nas amostras. No entanto, por esse ingrediente existir na vida terrestre acreditou-se que a malha estava contaminada.

"Era possível que a glicina achada tivesse se originado durante a manipulação ou fabricação da cápsula", explicou Elsila.

As novas investigações, porém, descartaram a possibilidade, após usarem a análise isotópica, acrescentou. EFE

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Pensamento para o Dia 17/08/2009



“Tudo aquilo que se vê no universo inteiro é uma manifestação de Brahman (Divindade). Algumas pessoas perguntam: “Como nós, seres humanos insignificantes, podemos ser iguais ao Todo-envolvente?”. Isso não está correto. Vocês são o Onipotente e o Todo-penetrante Brahman. Devido à sua atitude mundana, vocês não estão reconhecendo a Realidade. Vocês estão se separando do Divino. Tudo aquilo que vêem é Brahman. Procurar Deus como algo diferente de vocês é um engano. Mas essa verdade não é reconhecida facilmente pelo homem. Quando vocês olham o oceano, as ondas e a espuma nas ondas - em sua seqüência interminável - parecem separadas umas das outras. Mas a verdade é que todas elas são uma. A água nas ondas e na espuma vem do mesmo oceano e tem as mesmas qualidades do oceano.”
Sathya Sai Baba

Separe a gordura boa da ruim



(http://yahoo.minhavida.com.br/materias/alimentacao/Separe+a+gordura+boa+da+ruim.mv)

Controlando o consumo, você pode comer de tudo sem prejudicar a dieta
Apesar de a má fama ter sido espalhada há pouco tempo, a gordura trans sempre fez parte do time de gorduras prejudiciais à saúde. E, se você acha que ela só atrapalha a perda de uns quilinhos, melhor checar a sua despensa. Doenças do coração, derrames e até alguns tipo de câncer têm sido relacionados ao mau consumo de alguns tipos de gorduras.

Não à toa, portanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ordenou que todas as empresas alimentícias indiquem, no rótulo de cada produto, a quantidade presente desse tipo de gordura.

A mudança aconteceu em julho de 2006, transformando uma simples ida ao supermercado numa epopéia em busca do prato saudável. O problema é que, além da trans, há muitas outras variações desse nutriente. E haja cabeça para diferenciar um do outro e incluir cada um deles no cardápio, sem comprometer a saúde.

Para acabar com essa confusão de uma vez por todas, convocamos a responsável pela equipe nutricional do MinhaVida, Roberta Stella. Superdidática, ela montou um guia completo sobre todos os tipos de gordura consumidos por você do café-da-manhã ao jantar, passando ainda pelo lanchinho da tarde. Tome nota!

Coloque os vilões fora de combate
Roberta alerta para uma mudança notável no padrão alimentar dos brasileiros. "A elevada ingestão de alimentos ricos em gorduras ruins, aliada ao excesso de peso e ao sedentarismo eleva o risco de desenvolver doenças cardiovasculares".

Confira a lista dos tipos de gorduras prejudiciais ao organismo

Colesterol
Tipo de gordura com duas faces, o colesterol desempenha um papel importante no organismo, já que participa da produção dos hormônios sexuais e das glândulas supra-renais. Além dessas funções, o colesterol ajuda na formação da membrana celular e da bílis (substância produzida pelo fígado, fundamental para a digestão das gorduras).

O problema dessa gordura está relacionado ao seu excesso. "A quantidade de ingestão diária não deve ultrapassar 300mg", ressalta Roberta.

A razão disso é que, para ser transportado pelo corpo, o colesterol conta com a ajuda de uma proteína chamada LDL. No vai-e-vem, a proteína acaba deixando rastros da gordura pelo caminho, formando as placas prejudiciais à saúde.

Para ajudar a recolher os restos deixados pela LDL, o organismo conta com a participação da proteína HDL. Também ajudante no transporte do colesterol pelo corpo, ela entra em ação como uma espécie de faxineira varrendo todos os rastros nocivos. Por isso, é importante que as taxas de HDL sempre estejam acima das de LDL
O segredo para manter essa proporção em equilíbrio e ficar longe das doenças cardiovasculares é controlar os alimentos de origem animal, como carne, leite, derivados e embutidos, apresentam esse tipo de gordura.

Gorduras saturadas
Sólidas em temperatura ambiente e viscosas quando aquecidas, as gorduras saturadas são uma ótima isca para doenças cardiovasculares. Isso porque elas colaboram para o aumento de LDL, colesterol ruim, que circula pelo sangue.

Derrames e alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama, também têm a origem associada aos excessos dessas gorduras no organismo sem falar que a gordura saturada é inimiga número um do emagrecimento. Para prevenir tudo isso, restrinja o consumo diário desse nutriente a, no máximo, 7% das calorias totais da sua dieta.

"Esse tipo de gordura está presente em maior quantidade nos alimentos de origem animal, como carnes, leite e derivados, ovos", alerta a nutricionista.

Gordura trans
Responsável pela forma, textura e sabor aos alimentos industrializados, a gordura trans tem origem na gordura vegetal (que é insaturada e não causa danos à saúde) e torna-se prejudicial depois do processo de hidrogenação.

Na prática, a gordura que era líquida e insaturada passa a ser sólida e saturada, sendo conhecida também como gordura vegetal hidrogenada.

Portanto, assim como a gordura saturada, a trans aumenta os níveis do mau colesterol no sangue e ainda diminui as taxas do colesterol benéfico ao organismo, o HDL.

Entre os alimentos que contêm gordura trans, encontramos bolos e tortas industrializadas, biscoitos salgados e recheados, pratos congelados, sorvetes cremosos e margarinas.

De acordo com Roberta, ainda não existe uma recomendação de quantidade ideal para o consumo de gordura trans. "Mas alguns especialistas dizem que ela não deve passar de 2 gramas por dia", afirma.

Time do bem

Engana-se quem pensa que todo tipo de gordura causa malefícios ao organismo. Entre a equipe do bem, os destaques vão para as gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas.
Gorduras monoinsaturadas
São líquidas em temperatura ambiente, mas iniciam a solidificação quando levadas à geladeira. Um bom exemplo de gordura monoinsaturada são os molhos à base de azeite, opacos na geladeira e transparentes em temperatura ambiente.

Além de fornecer energia ao corpo, esse tipo de gordura conta com mais uma vantagem: ajuda a diminuir o LDL, conhecido como colesterol ruim.

Para aproveitar os benefícios das gorduras monoinsaturadas, recorra ao óleo de canola e de soja, azeite de oliva, abacate, castanhas e amêndoas. Mas não exagere na dose. Se comparados a outros tipos de gordura, eles realmente não causam tantos malefícios ao coração. Mas, em contrapartida, são bastante calóricos e podem pôr o seu regime a perder.

Gorduras poliinsaturadas
Assim como as monoinsaturadas, esse tipo de gordura ajuda a diminuir o colesterol ruim. Por outro lado, se consumidas mais do que o indicado, as poliinsaturadas podem fazer os níveis de HDL (o bom colesterol) diminuírem.

Conte com elas também para ficar longe dos coágulos nas artérias. A ajuda acontece porque a gordura diminui a agregação das plaquetas.

As gorduras poliinsaturadas são encontradas nos peixes de água fria e nos óleos de soja, milho e girassol. Somando sua ingestão com as monoinsaturadas, as gorduras não devem ultrapassar os 20% do total de calorias diárias.

domingo, 16 de agosto de 2009

PENSAMENTO PARA O DIA 16/08/2009


“Todos os homens, em todos os países, são peregrinos prosseguindo ao longo do caminho a Deus. O progresso de cada um é decidido pela disciplina adotada, o caráter formado, o ideal mantido à vista, a liderança escolhida e a fé implantada. Assim como as árvores e as plantas, os pássaros e as feras diferem de uma região para outra, os rituais, as práticas, as disciplinas e os ideais podem diferir de comunidade a comunidade; cada um é bom para certa região e certo estágio de desenvolvimento. Você não pode transplantá-los de uma comunidade humana para outra. A atmosfera em que você cresceu é a mais adequada a você.”
Sathya Sai Baba

FILOSOFIA QUÂNTICA - O PODER DO PENSAMENTO-ENERGIA

O maior instrumento de poder de que se tem notícia
se encontra dentro de nós: o nosso pensamento.

Como a eletricidade, o pensamento produz resultados de acordo com
o uso que se faz dele.


O fato é que estamos continuamente interagindo com o cosmos,
emitindo e recebendo vibrações, e assim, criando as experiências que vivemos.

Ao tomar consciência do poder do pensamento, conquistamos a chave
para abrir as portas que levam à realização dos nossos desejos mais profundos.



Depois de Einstein e da física quântica, não há como negar que, em essência,

SOMOS ENERGIA.

É essa energia se consubstancia na matéria, se transformando em corpo, mente, emoção.

Se temos bons pensamentos e nos mantemos em sintonia com as correntes vibratórias
carregadas de energia positiva, nos tornamos capazes de realizar as ações que nos levarão à felicidade.

Os pensamentos nos fazem sentir emoções variadas. Essas emoções, por sua vez,
influenciam a nossa mente, o nosso organismo e a nossa saúde, ajudando a nos manter saudáveis e bem dispostos, quando são positivas, dependendo do cuidado que temos
com aquilo que abrigamos em nossas mentes.

Assim, se queremos ter relacionamentos amorosos felizes, o primeiro cuidado a ser adotado é em relação aos nossos pensamentos.

A lei da sintonia, como toda lei espiritual, pode não ser aceita ou compreendida,
mas nem por isso deixa de produzir efeitos.


Assim como a gravidade atrai os corpos para o centro da Terra, os nossos pensamentos
têm o poder de atrair para nós aquelas realidades que desejamos viver.

É necessário reconhecer as próprias qualidades e a potencialidade que trazemos
dentro de nós e que nos torna capazes de crescer, aprender e avançar.

Só é possível dar aquilo que se possui.

Apenas quem é capaz de se amar e de se valorizar pode amar e valorizar o outro.

O caminho para uma boa auto-estima está em cultivar bons pensamentos e ter em mente
que eles são a nossa companhia mais constante.

Temos a opção de escolher, a cada momento, o que abrigamos em nossas mentes.


Com atenção, esforço e responsabilidade é possível detectar um pensamento menos bom
na sua origem, e substituí-lo por outro que irá produzir resultados positivos.


O universo funciona como um espelho e tudo aquilo que transmitimos, retorna para nós amplificado.

Texto: O Poder do Pensamento
Autor: JAEL KLEIN COARACY
Imagens: Fractals - Cognitivedistortion.com
Música: The Siren Calls - Mike Rowland
Criação: Ana Maria Jr.


NOTA DO PROF. BERNARDO MELGAÇO DA SILVA:

Desde de 1988 venho afirmando a existência de dois campos complementares do Pensamento: idéia/ideologia e energia. E falo não porque apenas li ou estudei, mas principalmente porque tive a experiência direta, em 1988, do poder do pensamento-energia. O mundo moderno está dominado pelo poder do pensamento-idéia/ideologia. Por isso, sinto que será difícil incorporar na cultura do mundo moderno esse novo paradigma do poder-energia e suas consequências positivas e negativas (devido a nossa ignorância coletiva a respeito das forças invisíveis provenientes desse campo). Mas, ao mesmo tempo estou otimista pelo avanço conquistado pela nova abordagem da física quântica em diversas áreas do saber: biologia, sociologia, psicologia etc. Vários livros já foram escritos por cientistas nas diversas áreas do saber. Apesar disso, nossas escolas e universidades ainda ensinam pela perspectiva do paradigma antigo (pensamento-idéia/ideologia). Ou seja, a concepção da vida e do universos é ainda ensinada pelo velho modelo lógico cartesiano-newtoniano (dividir, fragmentar, lutar, enfrentar o outro, estruturar em blocos separáveis etc). O novo paradigma prega uma visão sistêmica-holística (ver filmes recentes: o Ponto de Mutação , Quem Somos Nós? e Universos Paralelos (documentário da BBC de Londres sobre a Teoria das Cordas e o Big-Bang).

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A ESTANDARTIZAÇÃO DE VIVER NA SUPERFÍCIE


“Vemos hoje ampliar-se o influxo do progressismo, especialmente entre jovens. Seduz a juventude primariamente a negação de toda e qualquer tradição, porquanto esta atitude a desobriga de considerável esforço de estudar todo um passado cultural, que se alonga no tempo e demanda séria e constante dedicação intelectual.

É mais fácil sustentar-se que o passado não tem vez em nossos dias e que incube ao homem de hoje situar-se no seu tempo... Voltar as costas à tradição cultural da humanidade é um convite extremamente sedutor, próprio de quantos se recusam assumir as responsabilidades oriundas da tomada de consciência da condição humana.

Viver na superfície das coisas, aceitar o ritmo do quotidiano, sem descer a uma profundidade maior, onde o homem se defronta consigo mesmo e não mais escapa à seriedade da vida e de sua destinação superior, é missão altamente gratificante à primeira vista, conquanto o não seja a longo prazo. Aqui tocamos num problema.

Mas o que é viver na superfície? Numa era em que os meios de comunicação social
nos acenam com os seus atrativos, cingindo o nosso comportamento, banalizando-o imperativamente, nem sempre é fácil a tarefa de acordar o homem do torpor em que se encontra, mormente quando ele não se apercebe. Cuidam muitos que escolhem o seu modo de vida, quando a verdade é bem outra. O comportamento social é ditado de fora para dentro.
A estandardização do viver ganha cada vez maior número de adeptos, que ficariam extremamente ressentidos se lhes disséssemos ser bem diminuta a sua faixa de decisão pessoal. Adotam o ritmo existencial das maiorias amorfas, por lhes parecer exatamente ser esta a atitude correta, bem ao gosto de uma atualidade em que querem situar-se, sem saber precisamente em que ela consiste.

Assim a vida se esvai nos espasmos do comportamento prefixado pela comunicação epidérmica, onde o que mais falta faz é o diálogo. Não se dialoga, mas se menciona o diálogo como essencial. Falece calor humano, e se proclama a relevância do amor. Clama-se por uma vida comunitária, e se aprimoram as técnicas de domínio absoluto da posse de bens fugazes, que acentuam os traços do egoísmo” (PADILHA, 1975, p.26).

PADILHA, TARCÍSIO MEIRELLES - Brasil em Questão, s.ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 1975, p. 165.

A ARTE DE VIVER: O DHARMA E O CAMINHO DO MEIO



“Nesse momento, quando o enorme progresso tecnológico criou armas letais que poderosos sem princípios podem usar - e de fato usam - para dominar os fracos e os desamparados, faz-se urgentemente necessária uma integração maior de política e ética, tanto no nível nacional quanto no internacional. Segundo a Declaração Universal dos Direitos do Homem, das Nações Unidas, “todo indivíduo e todo órgão da sociedade” devem lutar pela promoção dos direitos e liberdades fundamentais a que fazem jus todos os seres humanos, sem distinção de raça, nacionalidade ou religião.

Mas enquanto houver governos cuja autoridade se fundamente na coação e não no mandato popular, e enquanto houver grupos de interesse que busquem mais lucro a curto prazo que a paz e a prosperidade a longo prazo, então a ação internacional conjunta em prol dos direitos humanos será, na melhor das hipóteses, uma luta inacabada. Continuará havendo áreas onde as vítimas da opressão, para lutarem, terão de buscar em si mesmas os recursos necessários à defesa de seus direitos inalienáveis de membros da familia humana.

A revolução por excelência é a revolução do espírito, nascida da convicção de que é preciso mudar atitudes e valores mentais que moldam o desenvolvimento de uma nação. Revoluções que visem apenas a alterar políticas e instituições oficiais, com vistas a melhorar as condições materiais, têm pouca chance de verdadeiro sucesso. Sem a revolução do espírito, as forças geradoras dos defeitos da ordem antiga continuarão atuante em constante ameaça ao processo de reforma e regeneração. Não basta exigir liberdade, democracia e respeito aos direitos humanos. Tem de haver uma determinação unânime de perseverança na luta, de sacrifícios pelas verdades permanentes, de resistência às influências corrosivas da ambição, da má vontade, da ignorância e do medo.

Já se disse que os santos são pecadores que não desistem de tentar. Pessoas livres, então, são aqueles oprimidos que não desistem de tentar, e que, tentando, tornam-se capazes de aceitar responsabilidades e lutar por doutrinas que mantêm livre uma sociedade. Dentre as liberdades fundamentais a que os homens aspiram destaca-se, como meio e como fim, a de viver de modo pleno, sem grilhões, viver livre de medo. Se quiser construir uma nação dotada de instituições democráticas firmes, que sirvam de proteção contra os poderes estatais, o povo deve primeiro aprender a libertar seu próprio espírito da apatia e o medo”(p.147).

“O budismo Theravada foi o fator que mais influenciou a cultura e a civilização birmanesas. Onde quer que vivam birmaneses, há pagodes e monastérios budista. Com suas cúpulas pontiagudas e graciosas, pintadas de branco ou reluzindo como ouro, os pagodes fazem parte de todas as paisagens da Birmânia, que por isso é chamda de “A Terra dos Pagodes”.

O budismo ensina que o sofrimento é parte inseparável da existência. Na raíz dos sofrimentos estão sempre sentimentos como desejo, ambição e apego imoderados. E sendo assim, para libertar-se do sofrimento é preciso libertar-se desses maus sentimentos. Tal liberdade só é conseguida pela observância do Nobre Caminho das Oito Vias:

Compreensão correta
Pensamento correto
Falar correto
Atitude correta
Vida correta
Atividade correta
Consciência correta
Concentração correta

Esse caminho é chamado o Caminho do Meio, uma vez que evita os extremos: um dos extremos é buscar a felicidade nos prazeres; o outro é buscar a felicidade infligindo dor a si mesmo. O objetivo final dos budistas é conseguir libertar-se do ciclo de existência e renascimento, chamado samsara. Conseguida a libertação final, diz-se ter atingido o nirvana, palavra que significa “extinção” e que os budistas consideram a Realidade única.

Os ensinamentos do Buda são chamados o Dharma e, geralmente, são transmitidos às pessoas comuns pelos monges budistas, coletivamente conhecidos como como a Sangha. O Buda, o Dharma e a Sangha são chamados de “Tríplice Jóia”. Como o Senhor Buda foi um grande mestre, os birmaneses mostram uma grande reverência para com todos os professores. Pai e mãe são vistos com “temor, amor e respeito”. Assim, a Tríplice Jóia, os professores e os pais constituem “as cinco coisas que devem ser reverenciadas” pelos budistas birmaneses.

Todo bom budista se propõe viver de acordo com os Cinco Preceitos:
não tirar a vida,
não roubar,
não cometer adultério,
não mentir,
não ingerir bebidas tóxicas.

O ato de tirar a vida é considerado algo tão mau que muitos birmaneses se desviam de seu caminho para nào pisar em um inseto; mas poucos se privam de comer carne. Isso é considerado inconsistente por algumas pessoas. Provavelmente, os birmaneses argumentariam que o Senhor Buda comia carne. Os birmaneses são pessoas práticas. E, como já foi dito, são também otimistas”. (p.48-49).
AUNG SAN SUU KYI, Viver sem Medo (e outros ensaios), Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1992, 1a. ed., pp. 281, tradução: Maria Inês Rolim, Freedom from Fear and other Writings.

PEDIDO DE DEMISSÃO


Acho que vcs irão entender minhas razões...

PEDIDO DE DEMISSÃO

Venho, por meio desta, apresentar oficialmente meu pedido de demissão da categoria dos adultos. Resolvi que quero voltar a ter as responsabilidades e as idéias de uma criança de oito anos, no máximo.

Quero acreditar que o mundo é justo, e que todas as pessoas são honestas e boas. Quero acreditar que tudo é possível. Quero que as complexidades da vida passem despercebidas por mim, e quero ficar encantada com as pequenas maravilhas deste mundo. Quero de volta uma vida simples e sem complicações.

Estou cansado de dias cheios de computadores que falham, montanhas de papelada, notícias deprimentes, contas a pagar, fofocas, doenças, e necessidade de atribuir um valor monetário a tudo o que existe. Não quero mais ter que inventar jeitos para fazer o dinheiro chegar até o dia do próximo pagamento.

Não quero mais ser obrigado a dizer adeus a pessoas queridas, e, com elas, a uma parte da minha vida. Quero ter certeza de que Deus está no céu, e de que, por isso, tudo está direitinho neste mundo.

Quero ir ao McDonalds ou a pizzaria da esquina, e achar que é melhor que um restaurante cinco estrelas. Quero viajar ao redor do mundo no barquinho de papel que vou navegar numa poça deixada pela chuva.

Quero jogar pedrinhas na água e ter tempo para olhar as ondas que elas formam.
Quero achar que as moedas de chocolate são melhores do que as de verdade, porque podemos comê-las e ficar com a cara toda lambuzada.

Quero ficar feliz quando amadurece o primeiro caju ou a primeira manga, quando a jabuticabeira fica pretinha de fruta.

Quero poder passar as tardes de verão a sombra de uma árvore, construindo castelos no ar e dividindo-os com meus amigos.

Quero voltar a achar que chicletes e picolés são as melhores coisas da vida.
Quero que as maiores competições em que eu tenha de entrar sejam um jogo de gude ou uma pelada...

Eu quero voltar ao tempo em que tudo o que eu sabia era o nome das cores, a tabuada, as cantigas de roda, a "Batatinha quando nasce", e a "Ave Maria", e isso não me incomodava nadinha, porque eu não tinha a menor idéia de quantas coisas eu ainda não sabia...

Voltar ao tempo em que se é feliz, simplesmente porque se vive na bendita ignorância da existência de coisas que podem nos preocupar e aborrecer.

Eu quero acreditar no poder dos sorrisos, dos abraços, dos agrados, das palavras gentis, da verdade, da justiça, da paz, dos sonhos, da imaginação, dos castelos no ar e na areia.

E o que é mais: quero estar convencido de que tudo isso vale muito mais do que o dinheiro!

Por isso, tomem aqui as chaves do carro, a lista do super mercado, as receitas do médico, o talão de cheques, os cartões de crédito, o contra-cheque, os crachás de identificação, o pacotão de contas a pagar, a declaração de renda, a declaração de bens, as senhas do meu computador e das contas no banco, e resolvam as coisas do jeito que quiserem.

A partir de hoje, isso é com vocês, porque eu estou me demitindo da vida de adulto. Agora, se você quiser discutir a questão, vai ter de me pegar, porque... PIQUES! O PEGADOR ESTÁ COM VOCÊ! e, para sair do pegador, só tem um jeito... demita-se você também dessa sua vida chata de adulto, mandando esta mensagem para alguns de seus amigos mais sérios e preocupados.

NÃO TENHA MEDO DE SER FELIZ !
---------------------------------------

A simplicidade do universo de uma criança faz muita falta em nossos dias, em nossos corações. A ambição e o egoísmo acabam sempre se tornando maiores.
Por isso, de vez em quando demita-se! Afaste-se dos sentimentos mesquinhos e pequenos do mundo dos adultos. E fique mais próximo do único sentimento que realmente vale a pena - o AMOR. E viva mais feliz!
Que Deus te abençoe, te proteja e te ilumine sempre!

Texto de ITAMAR amigo da minha amiga ÂNGELA

Pensamento para o Dia 13/08/2009



“O Senhor declarou na Bhagavath Gita: ‘Sempre que há declínio no Dharma (Retidão), e o Adharma (falta de retidão) mostra sua face, Eu encarno’. A Verdade (Sathya) e a Retidão (Dharma) são eternas e permanecem inalteradas através dos três períodos de tempo: passado, presente e futuro. Pode-se perguntar: qual é a necessidade de propagar ideais que são eternos? Quando a Retidão não é praticada, parece que ela se deteriorou. Mas a Retidão não pode se deteriorar ou desaparecer, porque ela é imperecível. É a prática da Retidão que declina e não a própria Retidão. É como o sol coberto por uma nuvem, sem estar aparentemente visível. Mas ele está sempre lá e vai brilhar de forma resplandecente outra vez quando a nuvem desaparecer.”
Sathya Sai Baba

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Pensamento para o Dia 12/08/2009



“A santificação dos cinco sentidos é o caminho para a Verdade. Se os sentidos estão poluídos, quais são os benefícios das práticas espirituais? Quando a água em um tanque está poluída, todas as torneiras terão somente água poluída. Seu coração é o tanque. Quando o coração está poluído, os sentidos estão destinados a estarem sujos. Quando o coração está cheio de pensamentos e sentimentos bons, tudo o que surge dos sentidos - sua fala, sua visão, suas ações - será puro. O segredo da sabedoria espiritual não é conseguido através de estudiosos ou de estudo. A compreensão espiritual só pode vir do domínio dos sentidos.”
Sathya Sai Baba

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Instantes - Jorge Luiz Borges





Se eu pudesse viver novamente minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros.

Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Não mais tolo ainda do que tenho sido. Na verdade bem poucas coisas levaria a sério....

Seria menos higiênico..... Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios....



Iria a mais lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e comeria menos lentilha.

Teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.

Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da vida; claro que tive momentos de alegria... Mas se eu pudesse voltar a viver trataria de ter somente bons momentos. Porque se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos, não percas o agora....

Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas; se eu voltasse a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim até o fim do outono. Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças...... se tivesse outra vez uma vida pela frente.

Mas vejam, já tenho 85 anos, estou cego e sei que vou morrer...

Pensamento para o Dia 11/08/2009


“O apego ao corpo (Deha Vasana) impele a pessoa a buscar força física, saúde e um corpo atraente. Todos os esforços para maquiar a face de uma pessoa não servirão para alterar suas características naturais. Somente aquilo que foi dado por Deus será duradouro. Você deve se contentar com isso. Enquanto está cuidando tanto do corpo por achar que é essencial, você não deveria ter um apego excessivo ao que é essencialmente perecível e temporário. O corpo deve ser cuidado apenas para perceber a Divindade interior. Certamente é necessário manter boa saúde enquanto se vive, mas a preocupação obsessiva pelo corpo é uma concepção equivocada.”
SATHYA SAI BABA

ASSIM CAMINHA (RÁ) A HUMANIDADE



Gigantesca onda de transformação emergente que nasce, cresce e se desfaz
Correnteza do mar que agita, corre e se rebenta na parede do cais
Tempestade que grita, se revolta em negras nuvens e a todos arrasta sem piedade ainda mais
Ventania que sopra fúria e joga por terra a esperança da obra erguida na paz
Força extra-humana que quebra mastro e destrói a paz social
Florestas queimadas pelo fogo do lucro cruel que devora vida natural

Troncos cortados pelas mãos invisíveis do homem servidor do “sagrado” mercado
Frutos recolhidos e jogados no lixo pelas mãos manchadas sem bom senso e visão de pecado
Solos violentados, explorados e transformados em imensos lugares áridos desertificados
Natureza poluída com a montanha de lixo amaldiçoado de fome e doença
Ambientes naturais e sociais agredidos, carregados e contaminados
Homens encaixotados em frias prisões para serem “sucateados”
Pensamentos enraizados, cristalizados no passado e não diluídos
Desejos adultos-meninos, errantes e pingentes
Vidas desequilibradas, angustiadas e vazias no interior de muita gente
Sentimentos carentes, insuficientes e assistidos pela mãe-dor
Jornadas sem direção, sem a práxis e visão do Santo Valor

Assim caminha a atual humanidade
Índio sem justiça, identidade e terra
Família pobre sem pão, trabalho, segurança e teto
Educação moderna sem sensibilidade, silêncio e ócio da valiosa meditação
Verdade maior sem a disciplina da fé e oração
Consumo da natureza em ritmo veloz da inevitável psico-automação chamada globalização
Razão funcional na empresa instrumentalizada pela veloz “sagrada” inovação
Sociedade racional politicamente desorganizada, robotizada, informatizada e hipnotizada
Jovem mal orientado, formatado pelo consumo do imediato profano
Mulher-menina de família pobre mal amada, violentada, vendida e difamada
Homem mal informado, excluído e explorado no ganho do trabalho subhumano

Assim caminha a humanidade
Sem rumo perdida numa noite escura a deriva
Como barco sem capitão
Como vida sem compaixão
Como verdade sem o poder do perdão
Como consciência sem ciência da intuição
Como beija-flor sem beijo na bela flor
Como irmão sofredor sem um ombro amigo consolador
Como rebanho sem pastor
Como devoto sem crer no poder espiritual da oração
Como trabalho sem a ética da cooperação
Como mestre sem a paixão da missão
Como médico sem o amor à profissão

Assim caminha a humanidade
Com tanta falência
Com tanta carência
Com tanta ciência
Com tanta racional sapiência
E também com tamanha insensível violência

Assim caminhará infelizmente a humanidade
Se a paz interior
Se a verdade interior
Se a ciência interior
Se o gozo do encontro amoroso interior
Se o encontro com o Deus interior
Não for a referência e o insubstituível valor de autotranscendência
Do Novo Homo Sapiens Intuitivo Superior.
Assim, portanto, caminhará e evoluirá em dor por muito tempo a humanidade. ...por muito tempo SEM a visão e conquista da nobre ciência do AMOR!

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ESTÚPIDO FUI EU



Estúpido fui eu que por várias vezes estive diante da Luz e não me apeguei a Fonte
Estúpido fui quando diante da sensibilidade não vi a Sua Graça
Estúpido fui quando diante da Beleza vi apenas um objeto para o meu uso humano
Estúpido fui que deixei passar as oportunidades de Amar e agora me vem a escuridão Na incomoda solidão

Aquela Luz era a esperança que queria encontrar
Aquela sensibilidade era uma companheira que afagaria a minha carência
Aquela beleza era a minha alegria que podia me extasiar
Aquele amor era a minha alteridade num encontro íntimo de real transcendência

Estúpido somos nós que vivemos sem perceber o presente que temos na revelação
Estúpido somos nós que vivemos a desperdiçar o que existe de maravilhoso no ser
Estúpido somos nós que vivemos um mundo automático na gangorra da competição
Estúpido somos nós que vivemos a buscar um lugar que não podemos objetivar

A revelação é a Luz da esperança
A maravilha do ser é a companhia ao entardecer da vida
A competição é a fome que não acalma o vazio do coração
A busca está na mão estendida, no abraço e no afago amigo

Somos seres sensíveis e não pedras
Somos vida e não essa ideologia da estúpida guerra
Somos Amor e não indiferença
Somos Verdade e não apenas infundada crença

Quando aprendermos a ser
A vida deixará de ser ilusão
A mão deixará de reclamar e socorrerá um irmão
E o Amor acenderá em cada coração

A Luz da Verdade É o Amor Dele em você!
Não deixe de buscar e irradiar essa Luz
Não deixe de valorizar esse bendito ser
A vida somente tem sentido no ato em si de compreender e ver

Porque Deus está tão perto de você!
É ELE o próprio Ser quem Fala no Silêncio e te Conduz
Não se assuste - aceite ser Luz Imortal!
Um dia em ti ELE finalmente como Fonte vai se revelar como tal

E quando isso vier
A vida sorrirá e vibrará
A morte calará e não mais te assustará
E você encantado amará como nunca num encontro mágico de verdade

Camufle os vegetais para mantê-los no prato



Sopas e sucos são alternativas para quem não aprecia essa turma
(http://yahoo.minhavida.com.br/materias/alimentacao/Camufle+os+vegetais+para+mantelos+no+prato.mv)

Que os vegetais são importantes para manter uma alimentação saudável e para conquistar sucesso no regime, não é novidade. Dá um nó no estômago só de pensar no gosto da cenoura ou do espinafre? O problema é que, sem eles, a dieta emperra. "Legumes e verduras são alimentos que apresentam baixa quantidade de calorias e, ao mesmo tempo, são fontes de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo", explica a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella. "Eles também são uma ótima alternativa para o regime, já que são fontes de vitaminas, minerais, carboidratos e, principalmente, de fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e fazem com que a glicose do sangue aumente gradativamente, retardando a fome."

Para te ajudar a colocar os vegetais no prato, o MinhaVida separou dicas que camuflam esses alimentos e os deixam mais saborosos, seja no meio do prato predileto ou em uma deliciosa sopa ou suco . Confira as dicas e comece a tirar todos os benefícios dessa turma:

Como preparar
Antes de começar a missão de incluir os vegetais na sua alimentação, é preciso variar as maneiras de prepará-los. "Os vegetais podem ser feitos cozidos, assados, refogados ou grelhados. Para dar mais sabor a esses alimentos, deve-se fazer uso de temperos e ervas", explica a especialista. "Usar pouco óleo na preparação impedirá que o alimento ganhe muitas calorias. Dessa forma, os fritos, à milanesa e suflês devem ser evitados."

No seu prato preferido
Qual é seu prato predileto? Massas, lanches ou uma bela feijoada? Qualquer refeição comporta uma boa dose de vegetais. "Quando a pessoa adiciona alimentos menos apetitosos ao seu prato preferido, fica muito mais fácil que ela se acostume com o sabor. No caso do vegetal, não é diferente. Uma lasanha de berinjela ou um prato de feijoada acompanhado com uma porção de couve fazem parte das alternativas ", explica.

Sopa encorpada
A sopa é uma maneira perfeita de camuflar os vegetais. "Podemos adicionar acelga, repolho, cenoura e couve-flor. E o lado positivo é que o gosto não fica tão forte, ajudando a acostumar o paladar", afirma. "Vale lembrar que devemos evitar adicionar grandes quantidades de batata ou mandioquinha na preparação, já que eles apresentam maior valor calórico", diz.

Suco turbinado
Que tal uma suco de laranja com beterraba? As misturas ficam deliciosas e o sabor da fruta prevalece, camuflando o vegetal. "Basta usar a criatividade para saborear um suco delicioso e ainda aproveitar todos os benefícios dos vegetais", recomenda Roberta. Experimente as opções de Laranja com rúcula e abacaxi com cenoura.

Reeduque o paladar
Se você não tem o costume de consumir vegetais, não é de um dia para outro que irá se deliciar com um prato recheado deles. Para se acostumar com os sabores desses alimentos, deve-se experimentar. E muito. "Provar diversos alimentos várias vezes é uma dica, já que o paladar precisa se adaptar aos novos sabores", explica Roberta. "Não se deve desistir na primeira tentativa. Em breve, você terá os seus vegetais preferidos que farão parte da alimentação diária."