porque convergimos e integramos com AMOR, VERDADE, RETIDÃO, PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA

dedicamos este espaço a todos que estão na busca de agregar idéias sobre a condição humana no mundo contemporâneo, através de uma perspectiva holística, cujos saberes oriundos da filosofia, ciência e espiritualidade nunca são divergentes; pelo contrário exige-nos uma postura convergente àquilo que nos move ao conhecimento do homem e das coisas.
Acredito que quanto mais profundos estivermos em nossas buscas de respostas da consciência melhor será para alcançarmos níveis de entendimento de quem somos nós e qual o propósito que precisaremos dar as nossas consciências e energias objetivas e sutis para se cumprir o projeto de realização holística, feliz, transcendente, consciente e Amorosa.

"Trata-se do sentido da unidade das coisas: homem e natureza, consciência e matéria, interioridade e exterioridade, sujeito e objeto; em suma, a percepção de que tudo isso pode ser reconciliado. Na verdade, nunca aceitei sua separatividade, e minha vida - particular e profissional - foi dedicada a explorar sua unidade numa odisseia espiritual". Renée Weber

PORTANTO, CONVERGIR E INTEGRAR TUDO - TUDO MESMO! NAS TRÊS DIMENSÕES:ESPIRITUAL-SOCIAL-ECOLÓGICO

O cientista (psicólogo e reitor da Universidade Holística - UNIPAZ) PIERRE WEIL (1989) aponta os seguintes elementos para a falta de convergência e integração da consciência humana em geral: "A filosofia afastou-se da tradição, a ciência abandonou a filosofia; nesse movimento, a sabedoria dissociou-se do amor e a razão deixou a sabedoria, divorciando-se do coração que ela já não escuta. A ciência tornou-se tecnologia fria, sem nenhuma ética. É essa a mentalidade que rege nossas escolas e universidades"(p.35).

"Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor...Lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele conquistará o mundo" Albert Einstein

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Para evitar câncer, comece pelos boatos


(http://br.noticias.yahoo.com/s/19082009/11/saude-evitar-cancer-comece-pelos-boatos.html)

Qua, 19 Ago, 04h39
Dr. Alessandro Loiola*/Especial para BR Press (BR Press) -

Não raramente, atendo pacientes assustados após terem lido que "a radiação do telefone celular pode causar câncer no cérebro e vim aqui fazer um preventivo, né doutor?". Respiro fundo, agradeço em silêncio o valor da consulta e respondo que a fórmula para o câncer é bem mais simples que isso: ela quase sempre inclui refeições cheias de calorias temperadas com cigarro, obesidade, falta de exercícios e consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Coloque tudo em uma panela sem acompanhamento médico por 10 anos, adicione uma pitada de tomografia e sirva ainda quente na unidade de quimioterapia mais próxima.

Alguém falou em telefones celulares? São as pequenas escolhas que você toma que farão a diferença. A maioria dos casos de câncer resulta de anos de maus-tratos ao seu próprio corpo e a última coisa que você precisa é esconder-se da verdade, acreditando em mitos e boatos que não adicionarão benefício algum à sua saúde. E será que você sabe identificar o que é mito e o que é notícia de verdade? Faça o teste abaixo e veja quantas respostas você é capaz de acertar:

• O câncer e contagioso?: Não é, mas, por mais incrível que possa parecer, é comum deparar com pessoas que evitam ter contato com familiares que estão sofrendo de câncer. Abraçar uma pessoa com câncer não fará você pegar a doença, mas é provável que a pessoa abraçada pegue seu carinho.

• Comer churrasco aumenta o risco para câncer?: Substâncias presentes na carne de churrasco parecem aumentar o risco de câncer, mas as evidências não são conclusivas. De qualquer forma, é prudente reduzir o consumo de carne feita na brasa. Mas atenção: se você faz parte do meu clube e não deseja abrir mão de um bom churrasco, recomendo consumir boas quantidades de vegetais e frutas junto com a carne (ex.: brócolis, cenouras, batatas, mamão, manga). Estes alimentos reduzem a absorção das substâncias potencialmente cancerígenas.

• Adoçantes causam câncer?: Em 1969, o ciclamato foi banido dos Estados Unidos acusado de aumentar o risco de câncer na bexiga. Pesquisas realizadas mais tarde não confirmaram esta suspeita, mas o mito já havia se espalhado. Atualmente, os adoçantes artificiais são considerados seguros e não estão associados a aumento do risco para câncer.

• Viver em uma cidade polúida é mais arriscado que fumar um maço de cigarros por dia?:Tenho muitos pacientes fumantes que adoram dizer isso no consultório: "De que adianta parar de fumar e continuar respirando esse ar poluído, doutor?". Fique sabendo que o risco de câncer associado à poluição é 100 vezes menor que o risco trazido pelo cigarro. Largue este hábito maldito agora.

• Equipamentos eletrônicos podem causar câncer?: Não causam. Boatos sobre plásticos que liberam substâncias cancerígenas quando colocados no forno de microondas também são comuns. Pura bobagem. Acorde: o problema está na qualidade do que você come. Não culpe o plástico ou o forno de microondas.

• Desodorantes causam câncer na mama? Desodorantes e antiperspirantes não causam câncer na mama. Fique à vontade para comunicar isso ao sujeito no ônibus de pé ao seu lado.

• O uso regular de protegor solar diminui o risco de câncer de pele?:Sim, diminui. Se você tem a pele clara, utilize um protetor com fator acima de 15. Aplique-o pelo menos 30 minutos antes de sair de casa, renovando a aplicação a cada 2 horas.

(*) *Dr. Alessandro Loiola é médico, escritor e palestrante. Autor de, entre outros livros, "Para Além da Juventude - Guia para uma Maturidade Saudável" (Editora Leitura). Fale com ele pelo e-mail aloiola@brpress.net

Nenhum comentário: