porque convergimos e integramos com AMOR, VERDADE, RETIDÃO, PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA

dedicamos este espaço a todos que estão na busca de agregar idéias sobre a condição humana no mundo contemporâneo, através de uma perspectiva holística, cujos saberes oriundos da filosofia, ciência e espiritualidade nunca são divergentes; pelo contrário exige-nos uma postura convergente àquilo que nos move ao conhecimento do homem e das coisas.
Acredito que quanto mais profundos estivermos em nossas buscas de respostas da consciência melhor será para alcançarmos níveis de entendimento de quem somos nós e qual o propósito que precisaremos dar as nossas consciências e energias objetivas e sutis para se cumprir o projeto de realização holística, feliz, transcendente, consciente e Amorosa.

"Trata-se do sentido da unidade das coisas: homem e natureza, consciência e matéria, interioridade e exterioridade, sujeito e objeto; em suma, a percepção de que tudo isso pode ser reconciliado. Na verdade, nunca aceitei sua separatividade, e minha vida - particular e profissional - foi dedicada a explorar sua unidade numa odisseia espiritual". Renée Weber

PORTANTO, CONVERGIR E INTEGRAR TUDO - TUDO MESMO! NAS TRÊS DIMENSÕES:ESPIRITUAL-SOCIAL-ECOLÓGICO

O cientista (psicólogo e reitor da Universidade Holística - UNIPAZ) PIERRE WEIL (1989) aponta os seguintes elementos para a falta de convergência e integração da consciência humana em geral: "A filosofia afastou-se da tradição, a ciência abandonou a filosofia; nesse movimento, a sabedoria dissociou-se do amor e a razão deixou a sabedoria, divorciando-se do coração que ela já não escuta. A ciência tornou-se tecnologia fria, sem nenhuma ética. É essa a mentalidade que rege nossas escolas e universidades"(p.35).

"Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor...Lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele conquistará o mundo" Albert Einstein

terça-feira, 24 de setembro de 2019

CAFÉ ESPIRITUAL MENSAGEM DO DIA: A CORAGEM DE SER A VITÓRIA DA FÉ NUM NOVO TEMPO - EM SI MESMO! Creio, que não há nada mais poderoso e grandioso do que a coragem de seguir o caminho do coração. Não existe nada mais misterioso e espetacular do que acreditar na atitude de coragem de assumir a verdadeira identidade existencial. Quantos se acovardam ou aceitam em pertencer uma determinada situação racional ou trajetória de vida porque é mais fácil se aliar ao poder ideológico dominante do que acreditar no caminho da fé confiante em Deus. Graças a Deus aprendi uma vez por toda que não existe nada mais valioso nessa terra do que a fé que funda o sentido da existência. Por várias vezes na minha vida me vi em situação díficil e nesses momentos não me deixei abater e fiz valer a minha seguinte máxima de elevação: “Perco tudo na vida, inclusive a vida, mas não perco a fé em Deus em mim”. Pobres daqueles que almejam mudar o mundo porque assumiram ou vão assumir um cargo de poder funcional. Esses estão iludidos e não perceberam o caminho escuro pelo qual estão seguindo. E muitos inventam “verdades” e agem com ações de baixíssimo valor ético para se alcançar a qualquer custo um cargo político ou acadêmico. Eu não desprezo-os - respeito-os! - mas não sinto a menor inveja e nem admiração pelo feito desses indivíduos. Creio, que o maior mérito que um ser humano possa realizar na terra é a autosuperação e conquista ética em si mesmo. O resto é de valor muito pequeno. Por isso, jamais vou querer o poder material-político ou mesmo intelectual com a finalidade de me realizar como ser humano. Eu não sinto a menor simpatia por esse poder sem mérito da coragem em si e que se justifica como sendo superior ou vencedor do outro. O único poder que me atrai é a minha identidade como Filho de Deus. Isso me basta! Isso não quer dizer que eu não possa participar de um movimento de libertação de um grupo ou categoria. Mas, sim que me desapeguei da minha idéia de isolamento. E porque pertenço a espécie humana e tenho um vínculo social-emocional com os meus semelhantes devo também contribuir com a história e suas transformações de poder. A fé me diz que a trajetória da vitória é aquela onde Ela faz obra e ajuda na construção de um mundo melhor e mais consciente. É por isso que me engajo e participo com afinco sem temor das consequências das possíveis perseguições, acusações e incompreensões dos egos. Essa visão me dá força para continuar na minha trajetória de coragem sem olhar para as pedras jogadas contra mim, e os muros que se levantam a minha frente não me intimidam. E porque Deus habita o meu íntimo, as pedras voam, mas não me alcançam de jeito nenhum e os muros colocados eu os salto por cima com a força da vontade da minha fé intuitiva. Pobre dos egos que acreditam nas lógicas e nas estratégias racionais para controlar a trajetória poderosa da fé e da coragem! Não controlaram a Cristo e nem a nenhum homem que desenvolveu a coragem com a luz da verdade em si mesmo: tudo começa no homem e termina no interior do próprio homem! Pobres daqueles que acreditam que a mudança do mundo começa e termina na vitória fora de si nas lutas sociais a sua volta! A derrota não é uma perda final, e muito menos a vitória possibilita um ganho total. A verdadeira vitória é uma morte que transforma o velho em novo; o invisível e estranho em revelado e amado! Muitos vivem alienados e doentes perambulando pela vida social numa trajetória de dor e medo: vivem caminhos niilistas de bestas em guerra sem perspectivas de um novo tempo de paz e Amor supra-humano de Deus. Prof. Bernardo Melgaço da Silva – (88)9201-9234 Prof. Bernardo Melgaço da Silva – SITE DO BLOGSPOT(TUDO QUE NECESSITAMOS É AMOR): http://bernardomelgaco.blogspot.com/ You Tube: Amando e conversando com Deus..Facebook: Educação Para o Terceiro Milenio...You tube: Vida e Obra de Sathya Sai Baba (http://institutosathyasai.org.br/sua-obra-o-trabalho-de-sri-sathya-sai-baba/) ... e-mail (para quem quiser copia das minhas teses de mestrado e doutorado que discutem o caminho ou ciência do Samadhi): bernardomelgaco@gmail.com

Nenhum comentário: